15 dicas de casamentos na praia


 Dicas de casamentos na praia. são sempre úteis!

Pensando nisto, disponibilizamos aqui algumas ideias e referências, que poderão lhes auxiliar nesta jornada.

Já fotografamos muitos casamentos na praia e sempre nos surpreendemos pela riqueza de cores e pela natureza que colabora bastante enriquecendo suas fotos de casamento.
Além é claro. que o fato de o casamento ser realizado durante o dia, a luz natural será um imenso diferencial. Trazendo ainda mais vida às suas lembranças!!!

casamento na praia, fotografia casamento florianópolis, julio trindade

Camila e Felipe vieram do Chile, passar férias no Brasil e aproveitaram para realizar seu casamento a beira mar, escolhendo a Praia Mole, como cenário.
O sol nascendo as 06:00h de uma bela manhã de verão, quem não gostaria de realizar este sonho.

Conheça o casamento da CAMILA E FELIPE!

casamento-na-praia-julio-trindade-fotografia, premio wedding brasil

1. Como celebrar um casamento na praia

Imaginem um dos cenários mais românticos e relaxados que conseguirem para a celebração de um casamento… Existe uma grande hipótese do cenário de fundo ser uma romântica praia. Poderá ser uma praia tropical verdejante ou mesmo uma praia de areia branca com rochedos, emoldurada pelas ondas e adornada pelo som do mar. Se imaginam para o seu casamento este quadro, porque não arriscar e fazer um casamento na praia?! Se a resposta é sim, não se esqueçam do protetor solar!casamento na praia_fotografia-de-casamento-julio-trindade (2)

2. Tempo e Clima

Embora ninguém consiga garantir um dia bonito, podem sempre aumentar as suas chances de o casamento coincidir num dia de sol, consultando os padrões sazonais do site do instituto da meteorologia antes de marcarem a data. Se possível, escolham uma época em que o tempo seja mais consistente e menos imprevisível.

Descubram mais sobre fatores relacionados ao tempo, tais como: quanto ventosa é a praia em diferentes épocas do ano, mês e do dia; saibam como se comportam as marés nessa época do ano, podendo assim planejar a cerimônia, evitando situações desagradáveis, tais como a maré subir, molhando todos os convidados.

Veja só, que descolado foi o casamento da Sunny e Marcos.
O casal morava na Austrália e veio celebrar seu casamento em um astral totalmente alternativo.
Poucos convidados em uma cerimônia super intimista. Lindo!!!

casamento na praia, casamento jurere, casamento jurere internacional, julio trindade fotografia

3. Locais a beira mar

Outra grande ideia, seria realizar o seu casamentos em pousadas a beira mar.

Este casamento super romântico, foi realizado na Praia do Rosa, em uma Pousada de frente para o mar. Veja as fotos do casamento de Luciana e Omer.
Quer conferir mais fotos da sessão fotográfica de Luciana e Omer.

casamento pousada vida sol e mar, casamento praia do rosa, julio trindade fotografia

Este foi o Casamento de Lidiane e Wagner, realizado no Hotel Costa Norte – Ponta das Canas

casamento na praia, casamento final de tarde, casamento lindo, noiva linda, véu de noiva, julio trindade fotografia
4. Convites

Informem os convidados que o casamento vai acontecer na praia, para que eles se vistam apropriadamente.
Façam os convites de acordo com o casamento, colocando uma frase como: “Cerimônia à beira-mar” ou “Cerimônia na areia”.

convite de casamento, julio trindade fotografia de casamentos na praia

5. Look

Neste tipo de cerimônia, saltos altos e um look muito elaborado com brilhos e tecidos muito pesados não deverão ser eleitos, quer pela noiva, quer pelos convidados – considerem vestir algo mais casual e menos pesado como linhos, crepe ou organza; evitem a seda, pois além de se estragar com a umidade, aumenta a temperatura corporal. Vão descalços ou optem por usar sandálias rasteiras ou chinelos, e coloquem flores nos cabelos. A noiva deve optar por flores no cabelo em vez de um véu, especialmente se o local for ventoso. Se a noiva desejar usar um véu certifique-se que é pesado, colocando no fundo do véu flores ou elementos decorativos para que este não voe com o vento. A roupa do noivo deve condizer com a formalidade da roupa da noiva. E não se esqueçam de aplicar protetor solar, sempre antes da maquilagem. E nem pensem em usar meias!!!

casamento na praia, casamento estaleiro guest house, casamento camboriu, julio trindade fotografia

6. Quantos convidados?

Pensam convidar um grupo pequeno, ou celebrar um grande casamento tradicional? Embora seja possível conseguir um casamento tradicional de sucesso na praia, um grupo de convidados mais restritos permite uma flexibilidade maior para o planejamento da cerimônia.

convidados casamentos, madrinhas de casamento, casamento na praia, festa até amanhecer, julio trindade fotografia

7. Orçamento

Se sempre desejaram casar num local exótico, e o seu orçamento, bem como o orçamento dos seus convidados o permitem, poderão considerar um casamento num local onde o clima e as condições sejam mais favoráveis. Poderão considerar celebrar o casamento fora do país, num resort exótico que poderá ser aproveitado para a lua de mel. É importante não planejar um casamento que não está de acordo com as condições financeiras dos convidados. Um orçamento mais restrito exige limitações e mais criatividade; eleger uma praia pública é uma possibilidade.pousada-dos-sonhos-casamento-florianópolis-juliotrindade

8. Decoração

O cenário natural de um casamento na praia é um elemento dominante muito poderoso; assim sendo, a decoração deve ser minimalista. É necessário o uso correto de cores e de materiais. Aconselha-se o uso de cores como o verde-água, vários tons de rosa, vários tons de azul, ou até várias tonalidades de beges e castanho-claros. Conchas e estrelas-do-mar, embora comuns, são elementos decorativos muito adequados, tais como os pequenos barcos, as âncoras, etc. Um corredor dos noivos, decorado com pétalas e limitado por lamparinas a óleo, ou com tochas, torna a cerimônia ainda mais romântica, especialmente se for celebrada ao pôr do sol. Para decorar com flores recomendam-se as orquídeas cymbidium, as próteas, as orquídeas dendrubium, as orquídeas mokara, os verdes, os amarílios, os jarros, as folhas ou as flores de lótus.

0152_fer+ale_022_pousada-dos-sonhos-casamento-florianópolis-juliotrindade-arqflora
9. Hora do dia

Muitos noivos sonham com um casamento na praia, tendo como pano de fundo um belo pôr do sol. Realmente este momento é um excelente horário do dia para o casamento. Nesta hora os banhistas já voltaram para casa, deixando a praia com mais privacidade. Se desejarem fotografias com o pôr do sol de fundo, não se esqueçam de falar isso ao fotógrafo. As manhãs também são muito agradáveis. Nesta hora as praias também estão menos povoadas. A hora para a fotografia é excelente. É também o período mais fresco do dia. Prestem atenção sempre nas marés, pois elas mudam muito, sendo sempre melhor realizar o casamento quando a maré não está cheia; a maré baixa também permite um ambiente com menos ruído.

10. Clima

Não se consegue controlar, mas deve-se considerar a possibilidade de prevê-lo. Tentem encontrar uma praia mais protegida do vento. No caso de a praia ser muito ventosa podem integrar na decoração do local, painéis decorativos que protejam os convidados do vento. É sempre importante ter um espaço ou uma tenda de reserva que providencie abrigo no caso de chover. O calor atrai os mosquitos, por isso, não se esqueçam de colocar tochas ou velas de citronela para espantá-los!

11. Pé na areia ou não

As cerimônias mais formais requerem uma superfície consistente em cima da areia, devido às roupas e calçados formais que este tipo de casamento requer. Neste caso podem construir uma superfície em madeira (tablado) que permita aos convidados terem um acesso mais fácil à praia. Se tiverem convidados idosos ou deficientes motores, não se esqueçam que estes por vezes não conseguem chegar neste tipo de locais. Uma superfície consistente sobre a areia eliminará problemas como o fato dos pés das cadeiras se enterrarem facilmente na areia, evitando assim acidentes desagradáveis.pousada-dos-sonhos-casamento-florianópolis-juliotrindade

12. Onde sentar?

Cadeiras na areia são elementos perigosos (especialmente se existirem convidados idosos), pois enterram muito facilmente. Se decidirem colocar cadeiras na areia, optem por cadeiras com pés largos. Em casamentos mais informais é normal os convidados assistirem de pé à cerimônia; neste caso tenham sempre algumas cadeiras à mão para eventuais necessidades.

hotel maria do mar, casamento a beira mar florianópolis, julio trindade fotografia

13. Música

Devido ao ruído natural do mar, deve considerar-se usar instrumentos portáteis que imitam notas altas, mas que não abafem o som do oceano. O violino, a flauta, o saxofone, uma harpa, um violoncelo ou uma guitarra são escolhas bem-sucedidas.

14. Banheiros

Se a cerimônia for realizada num resort ou num hotel, devem sempre informar os convidados onde estão localizados os banheiros com placas indicativas. Se a cerimônia for num local mais remoto deverão considerar a hipótese de alugar banheiros portáteis.

15. Permissões e legalidades

A gestão da orla costeira normalmente está a cargo da Marinha, mantendo esta uma delegação marítima em vários locais do país.

Para celebrar um casamento na praia deverão dirigir-se a uma delegacia ou órgão competente. Se decidirem usar fogos de artifício ou música alta, é importante submeter ao órgão competente local um pedido para obtenção da emissão de uma licença especial de ruído, com um mínimo de 30 dias.

pousada-dos-sonhos-casamento-na-praia-florianópolis-juliotrindade

Fonte: O nosso casamento
Por ser um site português, fizemos alguns ajustes ao nosso idioma.

Julio Trindade

Entre minhas duas paixões, a música e a fotografia, optei pela imagem como forma de me expressar. E acredito que fiz a escolha certa!

Veja mais