Wedding Brasil 2012 – a renovação do olhar
Wedding Brasil 2012 – O que falar do maior Congresso de Fotografia de Casamento da América Latina e porque não dizer do mundo! Foram 1600 pessoas pensando em fotografia, falando fotografia e vivendo fotografia no Memorial da América Latina.
Foi como deveria ser, um divisor de águas. Todo ano no mês de Abril já me preparo para uma renovação, não só de olhar fotográfico, mas na minha vida pessoal. Voltamos cheios de gás e com uma vontade imensa de mudar nossa fotografia e as formas como a pensamos.
Esta foi a quarta edição, e tive o prazer de acompanhar a evolução deste evento em todos os níveis desde a primeira edição em 2009. Desta vez, superou todas as expectativas, com palestrantes de nível internacional, dentre eles os melhores do mundo, tais como: Yervant, Cliff Mautner, David Beckstead, Daniel Aguilar, além de um time brasileiro da pesada: Marcia Charnizon, Fabio Laub e Anna Quast, Vinícius Matos nosso embaixador brasileiro lá fora (além da turma do núcleo de tecnologia e workshops paralelos que ocorreram com parceiros aqui de Florianópolis: Lauro Maeda, Jared Windmuller e JKovacks, assim como de Henrique Ribas de MG, entre outros…).
Cada palestra é uma amostra de superação e de lindas histórias de vida, que nos emocionam muito, e cada vez mais noto que o que conta na fotografia de casamentos é a história, o momento. Claro que a parte técnica é fundamental, mas parte-se de um pressuposto que é igual a aprender a dirigir um automóvel – depois que se aprende, não precisamos pensar mais, agimos por instinto. Isto é o que um fotógrafo precisa fazer, usar seus instintos para mostrar de seu próprio ponto de vista a história desta data única na vida dos casais.
Paralelo a tudo isto, ocorre um network super saudável, aonde conhecemos novos colegas e reencontramos velhos amigos de outros estados e até países. Eu nunca imaginei estar cara a cara com o próprio Yervant, conversar com Beckstead ou até Daniel Aguilar, simpatia de pessoa. Queiro deixar aqui meus agradecimentos pela parceria dos amigos Dalmo Ouriques (meu companheiro de viagem) e Fabio Laub e esposa pela recepção calorosa. Valeu e até o próximo ano, com certeza!